No mês passado o Youtube em parceria com o Sundance Film Festival fez um teste para locação de filmes online e conseguiu arrecadar 10,709.16 dólares, um valor ainda pequeno para o mercado de vídeos online. Os 5 filmes disponíveis para locação a 3.99 dólares foram comprados por 2.684 usuários em 10 dias, somente o Netflix alcança uma base de 6 milhões de usuários mês.
Com todas as barreiras encontradas neste primeiro teste, o Youtube considerou o resultado positivo. Os filmes escolhidos para a exibição eram de produtores independentes, pouco conhecidos e sem distribuição comercial. Além disso, o hábito de locação de filmes online ainda é pequeno. Nestas condições adversas o Youtube conseguiu atingir mais que o dobro de espectadores que viram os filmes no festival de Sundance, acima do que eles mesmo estavam esperando.
O modelo de locação de filmes continuará em fase de testes, ainda não é possível encontrar uma página no Youtube dedicada a isso e nem o aluguel para usuários de outros locais ao não ser os EUA. O Youtube continuará a convidar produtores independentes que podem se interessar em fazer essa parceria com eles enquanto o sistema ainda é testado.
Fonte: NY Times
Comentários